quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fuzz e Feedbacks em dose dupla




 Estava em casa pesquisando na internet algumas raridades psicodélicas e eis que me deparo com um verdadeiro achado da arca do tio rock , um achado encharcado de acido da mais alta cepa. Uma banda de Minneapolis, estado do Minnesota, denominada The Litter, garage psicodélico de primeiríssima linha. A banda é muito influenciada pelas Britsh bands tais como: Yardbirds, The Who, Small Faces, inclusive coverizando estas duas ultimas."Distortions" não é o mais conhecido álbum dos movimento garage psicodélico e como a maioria das bandas deste estilo, na época, permaneceram fadados ao ostracismo.Mas o que falar de canções como: "Action Woman", "Codine" e "Somebody help me", com guitarras embebidas na mais pura dissonância dos riffs com efeito fuzz/feedback. 

Como havia dito anteriormente, o álbum é composto por alguns covers e um punhado canções próprias muito bem arranjadas contendo não mais do que 2:30 e 3:00 minutos e notadamente influenciadas pela lisergia do final dos anos sesenta. O álbum apenas recebeu algum reconhecimento com o revival das bandas garageiras na década de oitenta, a partir de então houveram vários reissues. Pelo que andei pesquisando, nos álbuns seguintes, a banda enveredou por um estilo mais hard. Amigo, só o que tenho a dizer é que este trabalho é uma boa pedida para um sabadão à noite queimando um baseadão, lógico, para os apreciadores.  





Prosseguindo nos garage rocks da vida, apresento para quem ainda desconhece o Fever Tree banda psicodélica muito interessante formada no final dos anos sessenta.Esse disco em si é bem influenciado por um som bem Fuzz, belas baladas folk com arranjos orquestrais tipico das bandas psicodélicas. Álbum lançado em 1968, "Fever Tree" é um tipico exemplar do rock produzido durante o verão do amor. A caracteristica principal deste trabalho é a variedade de estilos, oque talvez possa ter prejudicado a possibilidade de uma vida duradoura ao grupo. Oque esperar deste álbum: canções como "São Francisco Girls", "Where you go?",  hard rocks anfetaminicos e baladas orquestradas como "Filigree and Shadow" ou "The sun also rise". Mais um presente para os apreciadores daquele bom rock praticado por corajosos desbravadores dos anos sessenta e setenta que experimentando, em todos os sentidos, inclusive musicalmente, pavimentaram o caminho para outros desenvolverem sua arte alguns anos mais tarde.


LINKS:       The Litter- "Distortions(1967)"
               
                   Fever Tree- "Fever Tree(1968)"          

0 comentários:

Postar um comentário